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Beleza e bem-estar

6 benefícios de seguir uma alimentação saudável

Publicado em 16.12.2021 |
5.925 visualizações

6 benefícios de seguir uma alimentação saudável

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Ter uma alimentação saudável é essencial para conquistarmos uma vida equilibrada, longe de problemas físicos e psicológicos. A qualidade dos alimentos que consumimos afeta diretamente em nossos sentimentos e reações do dia a dia.

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, fibras e antioxidantes, é capaz de melhorar nossa disposição, humor e concentração.

Motivos não faltam para incluirmos alimentos ricos em vitamina em nossa rotina, mas se você está precisando de um empurrãozinho para mudar o cardápio, nós vamos te contar 6 motivos para começar a ter uma alimentação mais saudável.  

Os benefícios que a alimentação saudável proporciona 


Uma alimentação balanceada oferece ao organismo o combustível que ele exige para desempenhar suas funções básicas e proporcionando o bem-estar ao longo do dia.

A seguir, listamos os principais benefícios e vantagens que uma dieta com alimentação saudável proporciona a curto e longo prazo:

1. Fortalece o sistema imunológico e protege contra doenças


Comer alimentos saudáveis melhora a função do sistema imunológico, previne e combate infecções de forma mais eficaz.

Além disso, diminui o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, já que ajuda a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.

Para se proteger de problemas de saúde, adicione em suas refeições alimentos ricos em nutrientes, como morango, laranja, brócolis, batata-doce e gengibre.

2. Promove o crescimento e a renovação dos tecidos


A alimentação equilibrada possibilita o crescimento e a renovação dos tecidos ósseos, cutâneo e muscular. 

Por isso, tem papel essencial no desenvolvimento das crianças e no processo de ganho de massa muscular e emagrecimento.

Além disso, comer bem estimula a renovação da pele, deixando-a com a aparência mais jovem e bonita e promove o crescimento e o fortalecimento dos cabelos e das unhas.

3. Promove uma boa atividade cerebral

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Além de ingerirmos alimentos ricos em vitamina e proteína, para se ter uma alimentação saudável é preciso diminuir o consumo de gorduras e carboidratos.

Com uma alimentação saudável, as funções cerebrais são melhor estimuladas, melhorando a concentração e o rendimento. Isso porque favorece o bom funcionamento da memória e de todo o sistema nervoso. 

O ômega-3, as gorduras boas e proteínas são os principais responsáveis para estimular essas funções. Eles estão presentes em peixes, nozes e castanhas, ovos e no abacate.  

4. Dá mais disposição e energia


Quem se alimenta de forma saudável, tem mais energia para lidar com as atividades do dia a dia e desempenhar funções. 

Quando você come da maneira correta, o estresse diminui e a disposição para a rotina e a prática de exercícios físicos aumenta.

Para combater o mau humor e a fadiga busque incluir na dieta cereais, laticínios, alho e cacau - sim, você pode comer chocolate!

5. Proporciona uma boa noite de sono


Alguns alimentos aumentam a produção de melatonina, o que influencia diretamente na qualidade do sono. 

Com uma alimentação correta, a insônia diminui e o sono melhora consideravelmente, implicando também na melhora do bem-estar diário.

Busque por alimentos ricos em triptofano, vitaminas do complexo B e cálcio, como o grão de bico, banana, folhas verdes e a uva.  

6. Permite uma vida mais longa


Justamente por diminuir o risco de doenças e melhorar a qualidade de vida, uma alimentação saudável atrasa o envelhecimento precoce e favorece a longevidade. 

A alimentação saudável também é mais natural e quem a segue evita alimentos industrializados, processados e com conservantes químicos.

Além disso, contribui para o melhor aspecto da pele, prevenindo o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Como manter uma alimentação saudável no dia a dia

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Com a regularidade, seguir uma alimentação saudável vira um hábito muito difícil de abandonar. 

Para garantir todos esses benefícios, é importante - além de ingerir frutas, legumes e verduras todos os dias - tomar mais alguns cuidados. 

Beber ao menos dois litros de água por dia, diminuir o consumo de sal, doces, frituras e bebidas alcoólicas.

E para se manter saudável, também é essencial a prática regular de atividade física, já que o exercício contribui para a perda de gordura, e aumento da disposição. 

Tente começar por uma caminhada matinal, até se adaptar e procurar novas opções.

Um cardápio colorido 


Já sabemos que uma dieta equilibrada é essencial para nossa saúde, pois traz diversos benefícios físicos e mentais. 

Sendo assim, se a alimentação não for variada, a quantidade de nutrientes que nosso organismo precisa não será fornecida da maneira correta.

Para te ajudar a equilibrar a sua alimentação, vamos seguir o pressuposto de que quanto mais cores no prato, mais nutrientes estão presentes na sua refeição. 

Se você deseja uma refeição mais saudável e nutritiva, ela precisa ser colorida e conter alguns dos alimentos abaixo, confira:

Vermelho: foco no coração


Coloridos por um pigmento vegetal natural chamado licopeno, os alimentos vermelhos ajudam na saúde do coração e reduzem os riscos de câncer.


Algumas sugestões de alimentos vermelhos para você saborear: tomate, morango, framboesa, cereja, pimentão, beterraba e melancia.

Azul e roxo: coringas e ótimos para a circulação


Os alimentos roxos e azuis são multitarefa na natureza e trazem benefícios importantes para o corpo. 

Por exemplo, eles são indicados para o combate à gripe, às inflamações, redução da pressão sanguínea e melhoria da memória.

E que alimentos são esses? Berinjela, mirtilo, ameixa, amora e uva!

Alimentos verdes e os músculos

alimentacao 4O verde é a cor que não pode faltar no prato! Comer salada todos os dias é essencial para melhorar a saúde do organismo.

Os alimentos verdes contêm uma variedade de micronutrientes, desde vitaminas como vitamina A, C, E e K até fitoquímicos como indoles e saponinas, e minerais como potássio e folato. 

Eles ajudam o fígado no processo de desintoxicação, auxiliam na saúde do coração e podem baixar a pressão sanguínea.

Sugestões de alimentos verdes: abobrinha, abacate, couve, brócolis, pepino, espinafre, aspargo, limão e kiwi.

Laranja e amarelo: amigos da pele e olhos


Comidas amarelas e laranjas têm carotenóides, como luteína e betacaroteno, que auxiliam na saúde da visão. 

Alguns desses carotenóides também podem ser armazenados no fígado e na gordura corporal, e serem convertidos em vitamina A.

Outro benefício é que eles são ótimos para manter aquele bronze durante o verão!


Ficou interessada? Corra atrás de cenoura, batata doce, abóbora, damasco, laranja e curcuma.

Branco e marrom: fazem bem para o sistema imunológico


Comidas brancas e marrons têm propriedades antivirais e antibacterianas, podendo reduzir a pressão sanguínea e ter impacto anti-inflamatório.

Esses são a couve-flor, os cogumelos, cebola, alho, batata e rabanete.

Como incluir na rotina 


Pode parecer difícil mudar a rotina e comer alimentos ricos em nutrientes. A nossa dica é: vá com calma!

Mudar os hábitos alimentares é um processo. Por isso, tente incluir mais salada em suas refeições e tente começar a substituir alimentos calóricos e gordurosos por outros mais saudáveis. 

E se você comer uma besteira no final de semana, não se culpe - ser saudável também é ser feliz!

Gostou desse conteúdo? Se quiser mais dicas de saúde e bem-estar, confira nosso blog.

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