• Até 7 dias para trocar a compra
  • Produtos em couro, feitos a mão em Santa Catarina
  • Em até 4x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Beleza e bem-estar

A insônia apareceu? 5 dicas para dormir melhor

Publicado em 03.02.2022 |
Visualizações
436 visualizações

A insônia apareceu? 5 dicas para dormir melhor 

insonia 1

Quem sofre com a insônia já sabe: após uma noite sem o devido descanso, a nossa disposição é diretamente afetada. Nos sentimos extremamente cansadas e até temos dificuldade em nos concentrar nas tarefas mais simples. 

Assim, para que esse cenário não acabe prejudicando a sua rotina, a melhor saída é aprender alguns truques certeiros para dormir melhor

Acredite ou não, mas a má qualidade do sono ainda consegue interferir em nosso humor, alterando o apetite e intensificando uma série de problemas de saúde, sejam eles físicos ou mentais. E o estresse e a ansiedade estão aí para provar isso! 

Porém, nada de pânico, viu? Ao adotar algumas pequenas mudanças de hábitos, já será possível reverter esse quadro e relaxar de forma plena, repondo as energias necessárias para superar qualquer desafio. 

Com isso, não deixe de conferir o nosso post e descobrir as principais recomendações dos experts sobre o assunto. 

Abaixo, explicamos como dormir melhor para que você aproveite os benefícios do descanso. Vamos lá!

1. Crie uma rotina para dormir melhor

insonia 2

Ter um ritual antes de deitar faz com que o corpo se acostume com o processo de dormir e relaxe mais facilmente.

De acordo com os especialistas em sono e bem-estar, o ideal é reservar, em média, 8 horas por noite para repousar. No entanto, isso não é uma regra, já que cada indivíduo possui necessidades específicas e esse tempo pode variar bastante. 

Mas, seja como for, o importante é sempre estabelecer uma rotina do sono — e respeitá-la ao máximo. 

Comece, por exemplo, determinando um horário para descansar. Será a partir desse período em que você terá que desligar o smartphone, a TV e qualquer outro equipamento eletrônico, focando apenas em seu relaxamento. 

Vale lembrar que esse cronograma deve ser seguido à risca, mesmo durante os finais de semana, feriados ou ao longo de suas férias. Combinado?

2. Prefira chás calmantes e evite ingerir bebidas e alimentos estimulantes 

insonia 3

A alimentação também interfere bastante na qualidade de nosso sono e os chás calmantes podem ser seus melhores aliados para dormir melhor.

Uma das melhores dicas para dormir melhor é preparar uma boa xícara de chá calmante à noite

Os chás feitos com camomila, erva-cidreira, passiflora, valeriana e até alface são ótimas opções para relaxar o corpo - e a mente - antes de dormir.

E se o objetivo é conseguir descansar, o ideal é também evitar bebidas e alimentos que sejam estimulantes e que tenham ingredientes e componentes que nos mantém acordados por mais tempo.

Muitas vezes esse detalhe passa despercebido, mas existem vários itens que podem comprometer a qualidade do nosso sono ao serem ingeridos.

Para ilustrar, destacamos algumas das opções de bebidas mais comuns: 

  • Coca-Cola; 
  • Guaraná; 
  • Café; 
  • Chimarrão; 
  • Chá verde. 

Já em relação aos alimentos, o chocolate está no topo da lista, logo ao lado do gengibre — uma raíz com propriedades energéticas e que apresenta efeito direto no sistema nervoso. Interessante, né?

Ainda nessa categoria, vale ressaltar outras substâncias que devem ser eliminadas da sua rotina ao menos 6 horas antes do seu horário de dormir, como o álcool e o cigarro. 

3. Pratique atividades físicas

insonia 4

Fazer exercício físico com frequência é uma ótima maneira de cansar o corpo para conseguir dormir melhor depois!

A prática de atividades físicas é amplamente recomendada para quem deseja cuidar da saúde e ter mais bem-estar. 

Fora a manutenção do peso, esse hábito colabora para evitar uma ampla gama de complicações, indo desde o estresse e a ansiedade até problemas mais graves, sendo o colesterol e a hipertensão alguns deles. 

E a boa nova? Manter o corpo em movimento é uma saída e tanto para dormir melhor. 

Uma vez que você se exercitar, em média, 30 minutos por dia, conseguirá gastar bastante energia e, como consequência, o seu organismo se sentirá mais cansado — aumentando o seu sono durante a noite. 

 

A dica é incluir esse hábito em sua rotina com uma certa frequência, entre cinco e seis horas antes do sono. Não sabe o que fazer para se exercitar? A gente trouxe opções incríveis: 

  • Musculação; 
  • Caminhada ou corrida ao ar livre; 
  • Pilates; 
  • Dança; 
  • Natação; 
  • Crossfit, entre outros. 

4. Capriche no ambiente

insonia 5

Ter um quarto aconchegante e uma cama convidativa é um ótimo segredo para dormir melhor!

Sabia que o ambiente também influencia - e muito - em nosso sono? 

Se a ideia é dormir bem, feito a Bela Adormecida, comece a observar os detalhes do seu quarto. 

Por exemplo: procure manter o espaço em uma temperatura agradável, entre 18ºC e 22ºC. Para tanto, vale contar com um climatizador ou umidificador. 

Depois, invista em um bom jogo de cama. Os enxovais confeccionados 100% algodão são ótimas soluções, especialmente porque possuem um toque macio e ajudam a pele a respirar, sem que você transpire muito ao longo da noite. 

Dica bônus

Para as apaixonadas por aromaterapia, ainda há a possibilidade de recorrer aos diferentes aromas e promover um ambiente totalmente relaxante

De modo geral, as essências de lavanda, flor de laranjeira, bergamota e zimbro são indicadas para acalmar o corpo e a mente, promovendo um sono mais profundo e tranquilo. 

Você pode experimentar essas opções de diferentes maneiras: em velas aromáticas, em incensos ou em difusores especiais.

5. Tenha a tecnologia como a sua melhor amiga

insonia 6

Existem aplicativos de meditação e relaxamento que são perfeitos para a hora de dormir.

 

Acima, falamos brevemente que, para dormir melhor, é interessante evitar o uso do smartphone e demais equipamentos eletrônicos na hora de ir para a cama. Entretanto, você pode, sim, encarar a tecnologia como a sua melhor amiga para relaxar completamente. 

Como isso pode ser feito? Simples: testando playlists antiestresse, como aquelas disponíveis no YouTube ou no Spotify

Nessas plataformas digitais, conseguimos encontrar trilhas sonoras de sons do mar, da chuva e demais barulhinhos agradáveis, que nos ajudam a descansar bem rápido!

Existem também vários aplicativos desenvolvidos com essa finalidade. Uns, contam apenas com sons "total relax"; enquanto outros, oferecem também pacotes de meditação. Espia só alguns: 

Boa parte desses apps está disponível para iOS e Android, podendo apresentar versões pagas e gratuitas. Invista naquele que melhor se encaixa em seu perfil!

E então, o que achou das nossas dicas para dormir bem? Agora, você já tem as informações necessárias para garantir as tão desejadas noites de sono. 

Diga adeus à indisposição, ao mau humor e ao estresse

Se curtiu essas recomendações, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais. As suas amigas também merecem ficar por dentro desses truques de bem-estar. Nos vemos na próxima e continue navegando em nosso blog!

.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.