• Até 7 dias para trocar a compra
  • Produtos em couro, feitos a mão em Santa Catarina
  • Em até 4x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Beleza e bem-estar

Autocuidado: inclua qualidade de vida na sua rotina

Publicado em 09.11.2021 |
Visualizações
2.240 visualizações

Autocuidado: inclua qualidade de vida na sua rotina

foto 2

Muitas vezes, as atividades do trabalho e da rotina de casa ocupam tanto tempo, que fica difícil dedicar momentos para nós mesmas. A preocupação com o outro está sempre na lista de prioridades e assim, deixamos de lado ações que nos fazem bem. 

Por isso, está na hora de olhar para o seu próprio bem-estar e incluir o autocuidado no seu dia a dia!

O acúmulo de estresse pode afetar a saúde de várias maneiras e é um dos principais fatores de doenças cardíacas e derrames, sem contar as complicações psicológicas. Por essa e várias outras razões, o autocuidado é tão importante. 

É um momento para fazer algo para promover sua qualidade de vida e saúde - e por mais que fazer uma máscara facial seja ótimo, engana-se quem pensa que o autocuidado se resume a isso.

Cuidar de si não é egoísmo

Capturar

Autocuidado é se ter como prioridade e fazer escolhas saudáveis para seu corpo, mente e vida.

Antes de tudo, precisamos dizer: autocuidado não é um ato egoísta. É fazer algo que recarrega, ao invés de sugar energias, e está relacionado com o que você faz para cuidar do corpo, mente e alma. 

Também vale lembrar que o autocuidado não está ligado apenas à estética e, sim, a hábitos saudáveis, que podem impactar a autoestima e a maneira de se enxergar no mundo.

Para colocá-lo em prática, é preciso se perguntar: o que eu preciso fazer para ficar bem no dia a dia? 

Separe um tempo para refletir sobre essa pergunta e coloque na balança o que te impede de realizar os seus objetivos e desejos, e como você tem utilizado o seu tempo.

Dizer não também é uma forma de autocuidado

Muitas pessoas têm dificuldades de negar algo para alguém, seja por receio de serem vistas como mal-educadas ou por medo da desaprovação. Assim, sempre arrumam um tempo para encaixar aquele pedido de última hora ou ajudar alguém.

No entanto, quando isso acontece, você também deixa de lado o que estava programado e pode acontecer de ser o tempo que estava reservado para cuidar de si.

Por isso, é importante dizer “não” quando estiver cansada, indisposta ou com um compromisso reservado para fazer algo que gosta.

Os quatro tipos de autocuidado

Capturar 2

O autocuidado pode ser expressado em ações e aspectos emocionais, espirituais, físicos e até mesmo sociais. (Foto: Reprodução/Instagram kunye.co)

Você sabia que o autocuidado pode ser aplicado de quatro formas diferentes? Envolvendo aspectos emocionais, espirituais, físicos e sociais, cada um desses tipos traz ações práticas e direcionamentos diferentes. 

Vem conhecer com a gente!

1. Emocional

O autocuidado emocional significa estar conectado com suas emoções e buscar autoconhecimento, seja através de estudos ou acompanhamento psicológico, para que você consiga lidar positivamente com todos os sentimentos que existem dentro de si. 

2. Espiritual

Buscar apoio espiritual é fundamental para se conectar com o propósito da vida. Seja qual for a religião ou crença, o autocuidado espiritual pode ser expressado através de uma rotina de conexão com a natureza, meditação ou oração.

3. Físico

O autocuidado físico está relacionado com o corpo e inclui a prática de atividades físicas, dormir bem, ter uma alimentação saudável e cuidar da pele. 

4. Social

A interação social e a conexão com outras pessoas é muito importante e traz impactos significativos para a nossa vida. 

O autocuidado social se aplica através da construção de bons relacionamentos e essas relações contribuem para uma sensação de bem-estar. 

Autocuidado em prática

234924511 582929769737568 6209414901289043704 n

Quer saber o que é autocuidado na prática? Uma mudança de hábitos e prioridades!

Mudar os hábitos em prol do autocuidado não é fácil e exige determinação. Entenda que você não precisa colocar tudo em prática de um dia para o outro. 

Uma dica é escrever uma lista com tudo que deseja fazer, em ordem de prioridade, e segui-la dando um passo de cada vez. 

Para deixar tudo mais claro e prático, selecionamos algumas dicas para incluir o autocuidado na sua rotina:

Se alimente bem

A alimentação está diretamente ligada ao humor e à disposição. Então, para o seu autocuidado, escolha comidas de verdade e com qualidade.

Inclua frutas, verduras e legumes em suas refeições. Escolha alimentos naturais e evite os processados e industrializados, já que esses podem conter muito açúcar, sal, conservantes, aditivos químicos e gorduras. 

Mas claro, se permita de vez em quando! Comida também é afeto, socialização e conexão, por isso, não é preciso se restringir o tempo todo.

Pratique exercícios físicos

Capturar 3

Pelo menos 30 minutos de exercício físico por dia fazem milagres em nosso corpo e mente.

A prática regular de atividades físicas proporciona o bem-estar físico e mental. Além disso, contribui para o bom funcionamento do coração, do sistema respiratório e hormonal, e da circulação sanguínea. 

O recomendado é que as pessoas façam 150 minutos de exercício físico moderado por semana - mais ou menos 30 minutos por dia.

Se você não tem esse costume ainda, comece devagar e procure estar sempre acompanhada de profissionais que possam te orientar. 

Se não encontrar a atividade ideal logo de cara, não desista! Existem inúmeras modalidades esportivas que você pode experimentar e temos certeza que uma é a sua cara.

Planeje-se financeiramente

Dinheiro pode ser um tópico de muito stress em nossa vida, por isso cuidar bem das finanças pessoais é um ato de autocuidado e bem-estar. 

Evite gastar mais do que ganha, reflita sobre quais gastos podem ser reduzidos e como começar a juntar uma reserva. Caso seja um ponto de dificuldade, procure ajuda profissional e se informe sobre o assunto.

Se aproxime da natureza

Diversos estudos comprovam que quem consegue manter uma conexão maior com o meio ambiente têm maiores benefícios para a saúde e bem estar. 

O contato com a natureza auxilia no autocuidado através da melhora da saúde mental, qualidade do sono, memória e redução do estresse.

Interaja socialmente

Capturar 4

Estar ao lado de quem nós amamos também é um ótimo jeito para recarregar as energias e desestressar.

Por incrível que pareça, o autocuidado também depende do contato com outras pessoas. O encontro com amigos, familiares ou alguém querido pode nos ajudar no crescimento social. 

Ficar sozinha é bom, mas conversar e rir com quem a gente ama pode ser agradável, divertido e ajuda a se sentir bem.

Cuide da sua saúde

Se estamos nos priorizando, nossa saúde tem que vir em primeiro lugar!

Não adie consultas médicas e faça todos os exames de check-up rotineiramente, para prevenir doenças e prolongar o seu bem-estar. Em qualquer desconforto, consulte sempre um médico.

Invista na sua saúde mental 

Saúde não é apenas física e muito do que sentimos em sintomas podem ter relação ao que estamos sentindo psicologicamente. 

O autocuidado também é fazer um investimento em nossa saúde mental e quando possível, fazer terapia possibilita o autoconhecimento, solução de conflitos e melhora em nossa percepção de mundo. 

É nesse momento que olhamos para nós mesmas e refletimos sobre as razões que levam a determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.

Cultive a sua espiritualidade

Manter uma rotina espiritual não está necessariamente ligado à uma prática religiosa - cultive um encontro com si mesma ou com algo maior. Semear a espiritualidade tem uma grande influência no seu bem estar geral e na prevenção à saúde. 

Autocuidado e autoestima caminham juntos

243376213 887428008834954 2538233776673677080 n

A forma com que percebemos nosso valor está intimamente ligada ao autocuidado e às práticas de bem-estar que adotamos no dia a dia. (Foto: Reprodução/Instagram bonjourclem)

O autocuidado é uma forma de praticar o amor próprio e caminha sempre junto à autoestima. 

Ambos são fundamentais para a confiança nas nossas decisões e construção da avaliação positiva que fazemos de nós mesmas. Não há como preservar um, sem praticar o outro. 

Ter uma boa autoestima é fundamental para harmonia interior, sustenta todas as experiências positivas e influencia todas as decisões e escolhas mais significativas. 

A pessoa com autoestima saudável tem uma visão positiva de si, acredita em seu potencial e sabe lidar com os seus limites. Tem autoconfiança ao saber que, nos momentos importantes, vai agir de forma adequada.

Agora que você sabe o valor do autocuidado e como isso pode influenciar na sua vida - para o bem! - é hora de colocar tudo isso em prática!

Tomar decisões que trazem uma melhoria na qualidade de vida pode não ser muito fácil, mas é um passo em direção a muitos benefícios. Escolher praticar o autocuidado é uma atitude que só pode ser tomada por você. 

Então, mude sua rotina e comece hoje a cuidar mais de si mesma!

Gostou desse conteúdo? Confira mais no blog da Gatza!

.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.