• Até 7 dias para trocar a compra
  • Produtos em couro, feitos a mão em Santa Catarina
  • Em até 4x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Moda

Como montar looks com estampa xadrez

Publicado em 23.12.2021 |
Visualizações
177 visualizações

Como montar looks com estampa xadrez

xadrez 1

(Reprodução/Instagram Grece Ghanem)

Atemporal, a estampa xadrez continua presente no closet da mulher moderna, mas espera! Não sabe como usar essa padronagem tão charmosa e versátil? A gente te ensina!

Marcante, original e fácil de usar. Estes são apenas alguns dos adjetivos dessa padronagem que há muitos anos está presente no guarda roupa de homens e mulheres e que, com o tempo, foi ganhando diferentes releituras. 

Acontece que, com a chegada do verão 2022, o print está com tudo e é uma solução incrível para quem deseja um visual diferenciado, mas também certeiro. 

E não se engane! Muito além dos visuais típicos de festa junina, a estampa xadrez pode, sim, ser utilizada com elegância. 

Seja em um blazer bem alinhado, em um vestidinho com ares campestres ou, até mesmo, em calçados e acessórios, garantimos que vai arrasar!

Se você ficou curiosa e quer saber mais, esse é o momento exato para explorar a padronagem e garantir que as suas combinações fiquem prontas para encarar a próxima temporada. 

Para entender melhor, confira as nossas dicas sobre a estampa xadrez e explore toda a sua potencialidade no dia a dia. Vem!

Um pouco de história: a origem da estampa xadrez


Muito famosa nas ruas e passarelas, a estampa xadrez é mais antiga do que você imagina. 

A princípio, a sua origem é um tanto incerta - boa parte dos historiadores contam que a padronagem foi vista primeiramente na cultura celta. 

Mais tarde, após o século XVII, a padronagem passou a ser disseminada na Escócia. Naquele período, conhecida como tartan, os tecidos eram tingidos com a ajuda de pigmentos naturais e que adicionavam ao seu visual uma tonalidade muito sutil. 

O tempo passou e, posteriormente, o xadrez ficou famoso nos clãs britânicos, até chegar à década de 1970 e se difundir no movimento punk. 

Hoje, não há limitações: a estampa xadrez se renovou e ganhou o status popular. 

Seja composto por tons fortes e marcantes ou, simplesmente, carregando o clássico P&B, o print consegue agradar a todos os estilos e repaginar um look em questão de segundos.

Razões para usar (e abusar!) da estampa xadrez 

xadrez 2

A camisa xadrez, que já foi considerada brega, hoje faz parte do guarda-roupa de muitas fashionistas!

1. Faça chuva ou faça sol: a padronagem nunca sai de moda; 

2. Existem, ao menos, quatro opções de estampa xadrez para investir: a tartan, a Príncipe de Gales, a vichy e a Buffalo; 

3. A opção vai bem com tudo, tanto com outras padronagens, quanto com itens neutros e coloridos;

4. A solução fica incrível em todos os estilos de moda. Mulheres românticas, clássicas, contemporâneas e sensuais adoram aproveitá-la. 

Como montar looks incríveis com a estampa xadrez


Como dissemos, a estampa xadrez é uma das mais versáteis que existem. Até porque, essa padronagem consegue transitar em diferentes estilos e ocasiões. 

Vai para o escritório? Ou então, para um encontro elegante? Em todas essas situações, uma boa peça xadrez é uma ótima pedida. 

Ainda assim, você pode encontrar uma certa dificuldade — ou falta de criatividade — para elaborar os melhores looks. Por isso, nós viemos te ajudar a acabar de vez com esse problema. 

Anote já as nossas recomendações fashion!

Blazer xadrez 

xadrez 3

Para transformar o visual, adicionar o blazer com estampa xadrez é a chave, porque o blazer com essa padronagem é uma peça coringa. 

Acredite se quiser: o blazer xadrez vem dominando os looks mais estilosos mundo afora. 

Com uma pegada retrô, essa peça fica incrível em qualquer produção. Desde quando coordenada com calça jeans e camisetinha, em conjuntos completos e até mesmo por cima de um vestido de comprimento midi. 

Nos pés, o uso de uma bota de cano baixo ou tênis é excelente para obter um resultado diferenciado.

Para o verão 2022 


xadrez 4

O vichy, tipo de estampa xadrez, é uma tendência para o verão 2022. Esse tipo de padronagem traz com ela o frescor e a irreverência da estação. (Reprodução/Pinterest Kammy Almeida) 

Com a chegada dos dias de sol, nada mais justo do que começarmos a pensar em produções frescas e leves. 

Diante disso, os itens em xadrez ganham destaque. Principalmente aqueles confeccionados a partir de tecidos naturais, como o linho e o algodão. 

Seguindo esse mesmo raciocínio, você pode recorrer aos trajes de comprimentos curtos para ter mais frescor e bem-estar. 

Os vestidos com estampa xadrez colorida entraram em alta nos últimos tempos, pois além de diversos, são leves e elegantes para qualquer ocasião. 

Monocromático

xadrez 5

Porque não unir dois truques de moda em um só? Se você quer arrasar no visual, tente unir a estampa xadrez ao monocromático - o resultado é incrível! 

Um método super eficiente para usar a estampa xadrez — e não cometer excessos —, é se jogar nos looks monocromáticos. Ou seja, em uma produção seguindo a mesma paleta de cores e com destaque para a padronagem. 

Funciona assim: escolha sua peça com a estampa xadrez, e então complemente com outras que sejam da cor principal do print. É importante que todo o visual seja da mesma cor. 

Para o escritório, as versões em preto e branco ou tons terrosos são ideais, já que consistem em visuais neutros e, ao mesmo tempo, elegantes. 

Em paralelo, as mulheres mais ousadas podem recorrer às vestimentas chamativas, como as versões em vermelho ou amarelo. 

Detalhes poderosos

e73616ef493b0182d2d69d8bc4f38153

Quando falamos de acessórios apostar no mix de estampas pode ser uma boa pedida, principalmente se essa estampa for xadrez. (Reprodução/Pinterest Mariviana) 

Por último, não podemos nos esquecer dos detalhes. Caso você ainda tenha insegurança para investir na estampa xadrez, um bom caminho para começar é experimentá-la nos acessórios. 

Atualmente, não faltam opções charmosas na moda. Presilhas, lenços, bolsas e cintos entram nessa lista. 

Existe também a possibilidade de utilizar calçados que sigam essa linha, tais como as botas, os tênis ou as sandálias. 

Para o verão 2022, os calçados abertos, com saltos mais baixos e estampa xadrez serão destaque, tanto na cidade quanto no litoral. 

Dicas bônus para não errar 

  • Prefira utilizar a estampa xadrez nas peças que você quer destacar;

  • Para um efeito equilibrado, misture a padronagem com peças em cores neutras, como preto, branco, cinza e bege; 

  • Independentemente da tonalidade das roupas, o xadrez é uma estampa que conversa muito bem com o tradicional batom vermelho.

Gostou de conhecer tudo sobre a estampa xadrez - desde a sua origem, até os principais truques de styling para aproveitá-la? 

Daqui para frente, não há mais desculpas e você já pode integrar essa padronagem em suas produções para manter o visual sempre impecável!

E, se você curtiu as dicas e quer conferir outros conteúdos como esse, explore nosso blog! Também não deixe de curtir a nossa página no Instagram

Lá, além de novidades sobre o universo fashion, é possível encontrar promoções e lançamentos exclusivos.

.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.