• Até 7 dias para trocar a compra
  • Produtos em couro, feitos a mão em Santa Catarina
  • Em até 4x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Moda

Como usar looks monocromáticos para qualquer ocasião

Publicado em 09.12.2021 |
Visualizações
86 visualizações

Como usar looks monocromáticos para qualquer ocasião

mono1

Você pode não imaginar, mas os looks monocromáticos já fazem parte do guarda-roupa de boa parte das pessoas. Quem sabe, até mesmo do seu. 

Até porque, vamos combinar: todo mundo, em algum momento, já utilizou uma produção 100% pautada pela mesma cor. Concorda? 

Normalmente, isso acontece frequentemente ao usarmos tons neutros, tais como o preto, o branco e o bege. Entretanto, ao olharmos para a moda, esse truque de styling é muito mais poderoso do que parece. 

No dia a dia, os looks monocromáticos se tornam verdadeiros aliados de quem ama unir estilo e elegância, nos acompanhando tanto nos ambientes profissionais, quanto casuais ou de festa. 

Com um pouco de conhecimento e criatividade, você verá que é, sim, possível elaborar composições super originais, mas que também são práticas e funcionais. 

Quer aprender todos os detalhes dessa técnica fantástica e pra lá de certeira? Continue com a leitura e mergulhe de cabeça nas nossas dicas.

Explorando o conceito monocromático 

mono7

Uma grande tendência dos últimos tempos, usado pelas famosas, são looks monocromáticos em tons neutros, como bege, marrom e cinza.

Primeiramente, vamos entender o que são looks monocromáticos. De modo geral, essas composições consistem em montar visuais inteiros da mesma cor. De primeira, parece ser meio chato, mas as possibilidades são inúmeras! 

Em vez de criar um conjunto totalmente preto, por exemplo, você pode ir além — aproveitando as variações de cor disponíveis, e obter um efeito mais sofisticado e original. 

Como falamos do preto, vamos seguir com o mesmo raciocínio. Em uma produção mais minimalista, a cor pode ser coordenada com peças em chumbo e até em cinza. Esse padrão é o que chamamos de efeito tom sobre tom, extremamente equilibrado e perfeito para várias ocasiões. 

Obviamente, esse truque consegue ser aplicado com qualquer tonalidade. Para as mais discretas, cores neutras são ótimas opções. Agora, se você for mais descolada, aproveite para abusar de tons vibrantes, como o azul-marinho, o pink ou até mesmo o laranja. 

Pontos positivos dos looks monocromáticos 

mono2

Uma opção para quem ainda tem medo de se arriscar nas composições é usar uma blusa branca como a base do visual e ousar nas outras peças. 

Ainda não sabe se vale a pena apostar nessa composição? Confira agora cinco vantagens de usar looks monocromáticos, que vão te convencer a adotar essa técnica infalível para criar visuais mais fashionistas! 

1. São práticos e fáceis de montar para o dia a dia; 

2. Essas produções esbanjam suavidade e sofisticação, criando um look divertido; 

3. Você estará pronta e bem alinhada para qualquer ocasião e horário; 

4. Com essa combinação única, é possível criar o efeito de uma silhueta mais longilínea; 

5. Não importa o seu estilo, os looks monocromáticos podem ser adaptados e pessoas de todos os estilos podem apostar na ideia.

Truques para usar os looks monocromáticos e brilhar


Até aqui já sabemos o que são os looks monocromáticos e as razões para adotar esse tipo de composição no dia a dia. Porém, e na prática? Como será que essa ideia funciona? 

Para te ajudar, separamos alguns segredos certeiros, mas simples de serem aplicados na hora de compor os looks monocromáticos. 

Explore as texturas

mono3

As texturas são diferenciais nos looks. Qualquer peça com textura é cheia de informação de moda e combiná-las em produções monocromáticas é o segredo para se tornar um ícone fashion. 

As texturas são excelentes saídas para quem deseja montar looks monocromáticos, mas quer passar bem longe de um visual simples. 

Felizmente, existem vários tecidos e materiais que podem entrar na brincadeira, deixando a composição mais interessante e com informação de moda. 

Dentre as opções mais adotadas estão o couro, o veludo, vinil, lã, linho e, claro, o algodão. Cada um desses elementos consegue, em um piscar de olhos, adicionar um efeito diferenciado para a produção. 

Há também as alternativas indispensáveis em certas combinações. O jeans é uma delas — e não pode ficar de fora de um visual todo azul. 

Já os visuais pautados por tons de cinza ficam fantásticos quando também contam com pontos metalizados e brilhantes. Deixe a criatividade fluir!

Inclua estampas 

mono4

Quer montar um look fácil e fashionista? É só unir duas tendências em um visual só!

Se você imaginava que os looks monocromáticos eram formados somente por peças lisas, errou feio. Nessas produções, as estampas são muito bem-vindas, especialmente para garantir uma pitadinha de cor e originalidade no look. 

Com a chegada do Verão 2022, a indicação é aproveitar as padronagens que prometem se destacar na temporada. Oncinha, listras e xadrez vichy são as principais apostas da estação. 

Por aí, existem prints fabulosos e perfeitos para um efeito descolado. O tie dye, a estampa de vaquinha e as ilustrações geométricas, apesar de serem soluções polêmicas, conseguem transformar uma combinação em um passe de mágica.

Pense nos acessórios

mono5

Em um visual all black, incluir um ponto de cor pode ser a chave para transformar um look básico em ousado.

Cintos, bolsas, lenços e demais acessórios também são excelentes para que os looks monocromáticos tenham mais estilo. 

Em uma produção, esses artigos podem ser adicionados seguindo a mesma paleta de cores ou, então, surgindo em tonalidades diferentes. Um truque para garantir o contraste é apostar em cores complementares

Funciona assim: imagine que você montou um visual todo roxo. Conforme manda o círculo cromático, existe a possibilidade de utilizar acessórios em tons de verde ou amarelo. O resultado será um visual chamativo, inusitado e com muita personalidade. Faça o teste!

Equilibre com a sua make

Por fim, e não menos importante, é bacana coordenar os looks monocromáticos com outros detalhes do visual — sendo a maquiagem um deles. 

Nessa fase, desfrute da potência de batons, sombras, delineadores e demais cosméticos que consigam valorizar o seu visual. 

A maquiagem também pode agir como um contraste nos looks de uma cor só. Por exemplo, se você está usando rosa, pode testar uma make com tons de verde ou azul. 

Assim você equilibra o look e dá destaque para o que mais importa - sua personalidade. 

Bônus! 

mono6

Os looks monocromáticos vão além de usar peças da mesma cor. Podemos ousar mais ainda explorando uma paleta inteira para compor um visual sofisticado e inovador.

Também existe a opção de escolher a cor do look monocromático de acordo com a tonalidade do seu cabelo e pele. O ideal é recorrer aos tons contrastantes para obter um brilho extra e se destacar perfeitamente. 

Mulheres loiras ou com os fios claros ficam belíssimas com visuais em azul-marinho; enquanto as morenas podem se jogar nas vestimentas cereja e vinho. 

Para se aprofundar nesse assunto, é legal contar com os serviços de uma consultora de imagem - profissional responsável por elaborar a sua análise de cores. 

E então, gostou de saber mais sobre o conceito dos looks monocromáticos? Aproveite para compartilhar nossas dicas em suas redes sociais e manter as suas amigas por dentro. 

Essa também é uma ótima oportunidade para acessar o nosso blog e conferir mais conteúdos sobre moda, que vão te ajudar a elaborar os melhores visuais.

.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.