• Até 7 dias para trocar a compra
  • Produtos em couro, feitos a mão em Santa Catarina
  • Em até 4x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Casa

Como usar plantas na decoração pode mudar sua casa

Publicado em 12.11.2021 |
Visualizações
145 visualizações

Como usar plantas na decoração pode mudar sua casa

capturar 3

A vida nos grandes centros urbanos tem nos afastado cada vez mais a natureza de nossas rotinas. Usar plantas na decoração é um ótimo recurso para incluir o verde no dia a dia e se reconectar com a natureza.

Há alguns anos as plantas eram dispostas apenas em áreas externas, principalmente nos jardins, mas hoje elas estão invadindo nossas casas e conquistando os nossos corações!

Utilizar plantas na decoração tem inúmeros benefícios ao lar. Elas ajudam a deixar os ambientes mais bonitos, aconchegantes e harmoniosos.

Além disso, o verde é um diferencial, pois traz tranquilidade e leveza aos ambientes de maneira natural, deixando o lar mais equilibrado.

E o melhor: as plantas podem combinar com qualquer cômodo da casa, basta saber escolher! Existem inúmeras espécies que se adaptam facilmente a espaços internos, dando um toque especial ao cômodo.

Quer saber mais sobre como usar plantas na decoração e quais cuidados devemos ter com elas? Então você está no lugar certo! Nesse conteúdo, vamos te ajudar a encontrar a planta ideal para o seu lar.

Por que usar plantas na decoração?


As plantas são um ponto de cor para os espaços e é fato que um ambiente verde fica mais aconchegante, mas não só isso. Decorar a casa com vasos pode trazer ainda mais vantagens. 

Além de renovarem as energias da casa, as plantas são filtros naturais e purificam o ar ao nosso redor, tornando-o mais úmido e promovendo a saúde e o bem-estar.

E se você procura um hobbie, o cuidado com a vegetação demanda uma pausa no cotidiano e isso pode garantir mais tranquilidade a quem se ocupa com a tarefa. As plantas se desenvolvem em um ritmo próprio, e para cuidar delas, precisamos nos conectar com esse ritmo. 

As plantas também são diversas e se transformam, gerando formas e cores inesperadas durante o ano, diferente dos outros objetos de uma casa. 

Em quais ambientes acomodar as plantas?

capturar 4As plantas são diversas e cada forma, espécie e tamanho tem a sua condição. Quando pensamos na decoração com plantas, precisamos combinar as melhores espécies com nossos espaços internos.

Já sabemos que os benefícios de usar as plantas na decoração são muitos, mas antes devemos nos atentar às condições de luz, temperatura e umidade de cada cômodo.

Cada planta depende de um cenário específico para se manter bonita e saudável. Algumas basta deixar em um canto ensolarado e molhar uma vez por semana, enquanto outras precisam de maiores cuidados.

Como estamos em um país tropical, tente priorizar as áreas iluminadas e que sejam mais próximas das janelas, pois o ar puro é essencial para algumas espécies locais.

Para te ajudar, listamos alguns cômodos que ficam lindos com plantas na decoração e quais delas se adaptam melhor ao ambiente escolhido.

Sala de estar mais verde

capturar 2

A sala de estar é onde descansamos e renovamos as energias, por isso decorá-la com plantas pode ajudar ainda mais nesse processo.   

A sala de estar é um dos lugares da casa que mais buscamos ter conforto. É onde descansamos e aproveitamos momentos de lazer com a família e amigos. 

Para deixar o ambiente mais acolhedor podemos apostar na decoração com plantas em vasos no chão. Para essa proposta, dê preferência a grandes folhagens - a figueira-lira, o ciclanto e a espada-de-são-jorge são opções ideais.

A figueira-lira é uma árvore decorativa de folhagem dispersa, que se adapta bem à meia-sombra e sua irrigação deve ser feita regularmente. Evite deixá-la em ambientes com ar-condicionado constante, pois o ar seco deixará suas folhas queimadas.

Já o ciclanto é uma planta com efeito visual exuberante. Suas folhas grandes, largas e com textura amassada dão um charme especial ao ambiente. Assim como a figueira, ele deve ser cultivado em meia-sombra e solo úmido com regas frequentes.

Já a Espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais famosas e utilizadas na decoração de interiores. Talvez isso se deva a sua resistência extrema e sua aparência singular. 

A planta originária da África, resiste ao calor e ao sol, mas também se adapta a lugares com menos iluminação, para mantê-la bela basta regá-la uma vez por semana.

Uma dica é colocar os vasos de plantas em lugares estratégicos, como nos cantos dos ambientes ou entre outros móveis. Evite colocá-las em lugares onde há muita movimentação de pessoas.  

Cozinha refrescante

planta na cozinha

Muitas vezes passamos mais tempo na cozinha do que em outros ambientes da casa, e por isso é interessante usar plantas para deixar o ambiente mais agradável e fresco. 

A cozinha, além de prática e funcional, deve ser agradável e acolhedora. E para isso, usar plantas na decoração é a resposta certa. 

O ambiente pode ganhar uma atmosfera mais convidativa se você incluir algumas plantas ornamentais. Também vale a ideia de criar uma horta em casa, que além de bem-estar, vai garantir temperos frescos sempre à mão.

Em ambientes internos, samambaias são as plantas ideais, pois não gostam de sol e devem ser regadas com maior frequência. O resultado é magnífico!

Outra espécie maravilhosa para se ter na cozinha é a jiboia, considerada por muitos uma planta protetora e que tem a vantagem de filtrar o ar. Entretanto, para cultivá-la é preciso ter cuidado, pois essa espécie é tóxica e pode apresentar perigo às crianças e animais de estimação.

Plantas suspensas ou em prateleiras são as melhores para decorar a cozinha, pois decoram sem perder a praticidade. Para começar, você pode colocar um vaso pequeno no armário ou na pia, assim você acrescenta o verde na cozinha sem atrapalhar a sua rotina. 

Escritório aconchegante

Capturar

Ter plantas no ambiente de trabalho pode ajudar a aliviar o estresse de quem tem uma rotina agitada.   

O home office se tornou uma realidade na rotina de muitos brasileiros e usar plantas na decoração pode ser o melhor para refrescar o ambiente, trazer concentração e tornar a rotina de trabalho menos estressante. 

Os cactos e as suculentas se tornaram os queridinhos dos amantes de plantas, pois as espécies necessitam de poucos cuidados, o que garante uma vida longa à planta. Além disso, existem vasos em várias formas, tamanhos e até alguns que florescem, então cabe em todos os gostos!

Para o escritório o melhor é optar por tamanhos pequenos que possam ser colocados em prateleiras, janelas ou até mesmo na escrivaninha.

Qual lugar da sua casa você vai começar a decorar com plantas? 

Uma dica para você que tem um espaço sobrando é montar um cantinho especial para se dedicar à jardinagem, fazendo a manutenção dos vasos, criando novas mudas e outros experimentos botânicos.

Lembre-se que ao decidir incluir plantas na decoração é preciso se atentar às espécies que são venenosas, principalmente se você tem crianças ou animais de estimação.

O que achou do nosso conteúdo? Para ler mais dicas de casa e decoração acesse nosso blog e se inspire para transformar os ambientes.

.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.