• Até 7 dias para trocar a compra
  • Produtos em couro, feitos a mão em Santa Catarina
  • Em até 4x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Casa

Floresta urbana: 4 dicas de como cuidar do jardim

Publicado em 04.01.2022 |
Visualizações
278 visualizações

Floresta urbana: 4 dicas de como cuidar do jardim 

jardim 1

Quer saber como cuidar do jardim e ter um belo espaço verde em casa? Neste artigo, te contamos algumas dicas preciosas e super práticas para manter as plantinhas saudáveis e bonitas. Não perca!

Além de contar com uma decoração recheada de tendências e aparelhos eletrônicos de última geração, muitos brasileiros sonham em ter um belo jardim. 

Ao termos folhas e flores em nossa residência, conseguimos garantir um clima mais aconchegante, colorido e com um toque de frescor! 

Inclusive, esse desejo se intensificou durante a pandemia, já que boa parte da população ficou reclusa e em busca de alternativas para relaxar. 

Para obter todos os benefícios da vegetação é preciso saber como cuidar do jardim, seja em um espaço compacto ou amplo. E a verdade é que as plantinhas sempre carecem de um cuidado especial para se manterem bonitas e saudáveis. 

Mas, nada de desespero! Essa tarefa é muito simples e pode ser realizada por qualquer pessoa no decorrer da semana. E é exatamente a respeito disso que falaremos no post de hoje. 

Caso você, assim como nós, também queira ter o seu cantinho especial, este é o momento certo para mergulhar no universo da botânica. Continue na tela, anote as dicas e veja a mágica acontecer!

Motivos para ter um jardim em casa


As vantagens de ter plantas em casa são muitas, e criar seu próprio jardim pode te surpreender. 

Se você ainda está em dúvida sobre começar a se aventurar pela botânica, nós listamos alguns benefícios que cuidar do jardim pode trazer para sua casa, rotina e saúde. Se liga! 

Relax total


As plantas são excelentes para criar um clima relaxante e convidativo, ainda mais, se você optar por espécies com pétalas roxas, como violetas e a lavanda — tonalidade conhecida por acalmar a mente. 

Mais umidade


A vegetação é um filtro natural e purifica o ar ao nosso redor, tornando-o mais úmido e promovendo a saúde e o bem-estar.

Para refrescar o espaço, as folhagens não podem faltar. As samambaias, por exemplo, atuam como verdadeiros umidificadores naturais.

Criatividade nas alturas 

jardim 2

Cuidar de um jardim é uma atividade desestressante e por ser um hobbie tão prazeroso, ele melhora as emoções e a criatividade de quem o faz. 

A maioria das plantas se transformam durante o ano, gerando formas e cores inesperadas. 

Ter um cantinho verde é excelente para inspirar e garantir mais energia para o dia a dia. A sua imaginação agradecerá. 

Xô alergias


Muitas plantas conseguem absorver as chamadas "partículas alergênicas", muito presentes em resíduos e poeira. 

Uma vez no local, elas são ideais para reduzir as toxinas do cômodo, mantendo o ar mais limpo e livre de ácaros.

Menos estresse


Segundo o Journal of Environmental Psychology, as flores e folhas têm o poder de minimizar os índices de estresse. 

Em um ambiente verde, os moradores se sentem mais tranquilos e longe dos problemas cotidianos.

4 dicas para aprender como cuidar do jardim

jardim 3

Por mais resistentes que as plantas sejam, o cuidado com o jardim deve ser regular, mantendo a rega, adubação e dopagem em dia. 

Bom, até aqui já sabemos os diferenciais das plantinhas em um ambiente. Agora, que tal aprender como cuidar do jardim e aproveitar ao máximo esses pontos positivos? Espia só os passos básicos para arrasar nessa missão. 

1. Escolha o local

 
O primeiro passo para aprender como cuidar do jardim é definir, de fato, onde será a sua floresta urbana - eleger o espaço correto é essencial para que as plantas cresçam fortes e bonitas.

Se você deseja alcançar o melhor desempenho das folhagens, é necessário contar com uma área bem ventilada e que receba iluminação solar moderada.

Para pessoas que moram em apartamentos, a alternativa é organizar esse ambiente em uma varanda, área gourmet ou, até mesmo, montando uma parede viva. 

Neste último caso, a proposta é utilizar prateleiras para incluir folhagens, temperos ou ervas aromáticas. Ao fim, você terá uma estrutura belíssima, colorida e repleta dos melhores ingredientes para preparar receitas incríveis.

2. Cuide do solo


Assim que escolher o local — e o tipo de jardim — será preciso preparar o solo para que as suas plantas cresçam plenamente. 

Nesta etapa, devemos remover as impurezas do local, arrancar as ervas daninhas e adicionar nutrientes na terra. 

Entre eles, estão os adubos, substratos e até fertilizantes, disponíveis em lojas de jardinagem ou até mesmo online. 

3. Entenda as necessidades de cada espécie

jardim 4

Se você quer ter um belo jardim, mas não é tão experiente no cuidado com as plantas, opte por espécies que se adaptam melhor ao solo e ao clima do lugar onde você vive.

Primeiramente, boa parte das pessoas acredita que as plantas precisam apenas de água e luz para sobreviverem. No entanto, na prática não é bem assim. 

Existem espécies que se desenvolvem melhor na sombra, enquanto outras necessitam de muita iluminação solar, como as suculentas. 

Com isso em mente, o ideal é entender as necessidades de cada planta presente em seu jardim. 

Indicamos escolher as espécies de acordo com as características e condições do ambiente, pois isso tornará o cuidado com o jardim mais fácil e prazeroso. Além de fazer com que o seu cantinho verde fique ainda mais bonito. 

4. Lembre-se da manutenção


Finalizando o nosso post sobre como cuidar do jardim, é imprescindível seguir com todos os cuidados básicos com o passar do tempo. Afinal, de nada adianta regar as folhagens somente uma vez a cada quinze dias. 

O truque para o sucesso é seguir um ritmo, sempre podando as plantas, retirando os resíduos e aplicando fertilizantes mensais. 

Não se esqueça também de realizar as regas conforme o clima e as necessidades da espécie, como falamos no tópico anterior. 

Em épocas frias, é normal que a rega aconteça somente de dois em dois dias. No verão, por sua vez, as verdinhas carecem de mais água e cuidados redobrados. 

Como vimos, aprender como cuidar do jardim é uma tarefa fácil e descomplicada — desde que você dedique carinho e atenção à empreitada. 

Partindo para a ação!


Se você é iniciante na botânica e ainda não sabe quais são as melhores plantas para se ter em casa, nós podemos te ajudar!

Listamos algumas espécies fáceis de cuidar, para quem não tem prática no mundo da jardinagem, se liga! 

1. Espada-de-São-Jorge: a espécie é resistente e pode ser facilmente cultivada em qualquer ambiente. Além disso, você deve evitar o excesso de água para que o solo não fique encharcado.

2. Cactos e suculentas: essas plantas exigem um ambiente com muita luz natural e pouca água. São ideais para quem não tem muito tempo livre para regar as plantinhas. 

3. Dinheiro em penca: seu cultivo é feito tanto em luz indireta, como em sol pleno. As regas podem ser realizadas todos os dias, principalmente nos meses quentes.

4. Jiboia: essa planta requer pouca luz natural e as regas podem ser feitas ao menos duas vezes por semana. A dica é posicioná-la em locais altos da casa para que assim a cascata de folhas decore o ambiente.

5. Palmeira ráfia: perfeita para se desenvolver em ambientes fechados, essa espécie requer boa iluminação e regas moderadas.

Coloque nossas dicas em ação e, rapidamente, veja o efeito positivo que as folhagens levarão para o seu lar. Vai ser demais! 

Quer continuar acompanhando outros conteúdos como esse? Aproveite para explorar o nosso blog e seguir as nossas páginas no Instagram e Facebook. 

Nossas redes estão recheadas de dicas de moda, beleza e, claro, indicações exclusivas para deixar o seu lar cada vez mais parecido com o seu perfil. Estamos te esperando!

.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.