• Até 7 dias para trocar a compra
  • Produtos em couro, feitos a mão em Santa Catarina
  • Em até 4x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Beleza e bem-estar

Máscara de argila: tipos, benefícios e como fazer

Publicado em 08.02.2022 |
Visualizações
4.477 visualizações

Máscara de argila: tipos, benefícios e como fazer 

pexels photo 1619488

Atualmente, termos como skin care e rotina de cuidado estão mais em alta do que nunca. O motivo? A cada dia, milhares de pessoas estão em busca de cuidados com a pele certeiros para manter o visual jovem e saudável por muitos anos. 

Assim, um dos truques mais antigos — e poderosos — para obter o resultado dos sonhos é investir na popular máscara de argila

Repleta de propriedades incríveis para a cútis, esse componente é ideal para uma derme limpinha, renovada e purificada. Há, inclusive, quem invista na chamada argiloterapia para conquistar todos esses diferenciais. 

Mas, vem cá: será que você sabe como iniciar esse processo e conquistar aquele look com que você sempre sonhou? 

Se a resposta foi "não", é só continuar ligada no post e conferir as sugestões exclusivas que preparamos para as nossas leitoras. Vem!

Tudo o que você precisa saber sobre a argila

pexels photo 9775018Além de ser um ótimo recurso natural para cuidar da pele, a máscara de argila previne efeitos causados pelo tempo.

Antes de levar a máscara de argila para o seu dia a dia, vamos entender a fundo sobre esse componente. De modo geral, estamos falando de um mineral originário de rochas bem profundas, que pode ser encontrado tanto em pó, quanto em uma versão úmida — muito parecida com uma pasta. 

Esse tipo de creme é rico em minerais que são muito benéficos para a derme, entre eles o potássio, o cálcio, o sódio, o magnésio, o titânio, o ferro e o zinco. 

Uma vez presentes na pele, esses compostos conseguem fazer milagres. Segundo os especialistas no assunto, a máscara de argila é ótima para remover impurezas, toxinas e até diminuir a temida oleosidade. Incrível, né?

Os diferentes tipos de argila

Ao montar uma rotina de cuidados com a pele, pouca gente se dá conta, mas existem diferentes tipos de argila por aí

Isso porque, os variados minerais presentes em sua composição são responsáveis por causar mudanças na sua cor — interferindo, inclusive, no efeito causado pelo componente na pele. 

Logo, cada máscara de argila irá contar com finalidades específicas, cabendo a você conhecê-las e escolher a mais indicada para as suas necessidades. A seguir, te contamos mais sobre elas e suas aplicações em um skin care.

Argila branca 

pexels photo 5069412

A máscara de argila branca é considerada a mais suave de todas!

Quando o assunto é máscara de argila, as versões brancas são as mais comuns do mercado. Em linhas gerais, essa opção é bem suave e conta com um fantástico efeito clareador

E não só isso: ao ser integrada em uma rotina de beleza, a alternativa oferece propriedades antissépticas e cicatrizantes. Amamos! 

Argila amarela

Aqui, temos uma máscara de argila ideal para estimular e tonificar a cútis. Ao usá-la, você conseguirá absorver boa parte da oleosidade, minimizar manchinhas, ativar a circulação sanguínea da região, bem como combater a psoríase e diferentes dermatites.

Argila verde

pexels photo 8946946

Se você sofre com a pele acneica, a máscara de argila verde pode ser a ideal!

Outra versão bastante conhecida é a argila verde. Excelente para quem sofre com cravos e espinhas, essa alternativa apresenta poder adstringente. 

Em paralelo, o seu uso também é bactericida, secativo, ótimo para tonificar o local e, em alguns casos, até aliviar os incômodos causados pelas espinhas inflamadas. Há quem diga, até mesmo, que a máscara de argila verde realiza uma espécie de peeling natural no rosto, nutrindo profundamente a derme. 

Argila vermelha

Rica em nutrientes como o óxido de ferro e o cobre, a argila vermelha é utilizada por quem deseja suavizar as rugas e linhas de expressão

Ela também é recomendada para as pessoas que sofrem com alta sensibilidade ou que apresentam a derme bem rosadinha

Assim que levá-la para a sua rotina de cuidados com a pele, você conseguirá controlar a oleosidade com mais facilidade, renovar as células do rosto e ter mais elasticidade. Vale experimentar!

Argila preta

pexels photo 4126734

Dentre todos os tipos de argila, a argila preta é considerada a mais nobre de todas, já que é extraída de lama vulcânica.

É claro que não podemos deixar de falar da argila preta. Considerada uma das versões mais poderosas que existem, ela é indicada para as pessoas que desejam realizar um tratamento facial "de primeira". 

Explicamos: a argila preta é composta por silício, alumínio e possui diferentes ações, entre elas: 

  • Antiestresse; 
  • Anti-inflamatória; 
  • Desintoxicante; 
  • Absorvente.

Argila rosa

pexels photo 6619489

Para promover o brilho natural da pele, vai de máscara de argila rosa!

Por último, e não menos importante, vem a máscara de argila rosa. De modo geral, essa solução consiste na misturinha entre dois tipos de argila: a branca e a vermelha

Inovadora, a opção é bem versátil, pois pode ser aplicada em várias partes do corpo, não se limitando ao rosto - o cabelo está nessa lista. 

Quem já tem o hábito de usá-la, não se arrepende, ainda mais porque a argila rosa é ideal para absorver toxinas, minimizar a oleosidade e devolver o brilho natural à pele e às madeixas. 

Como usar a máscara de argila na rotina de cuidados com a pele

pexels photo 5928034

O ideal é aplicar a argila com a ajuda de uma espátula ou pincel, para evitar contaminações.

Embora as máscaras de argila tenham cores — e propriedades — distintas, o seu modo de uso é bem parecido. A seguir, mostramos um passo a passo simples para que você adicione esse componente fabuloso em uma rotina de cuidados com a pele. 

  • Passo 1: Coloque duas colheres de sopa da argila de sua preferência em um recipiente. A indicação é utilizar potinhos de cerâmica, pois o plástico e metal podem alterar sua composição; 

  • Passo 2: Em seguida, adicione um pouquinho de água mineral ou filtrada. Vá colocando aos poucos, sempre mexendo bem. Mantenha esse processo até obter uma pastinha; 

  • Passo 3: Com o creme pronto, aplique no rosto limpo e deixe agir por, em média, 15 minutos, tomando cuidado para não deixar secar totalmente - a dica é aplicar água termal por cima; 

  • Passo 4: Para remover a máscara de argila, utilize uma esponjinha ou gaze molhada em água gelada. 

A máscara de argila pode ser usada até 2 vezes por semana. Lembre-se ainda de conferir as instruções de uso presentes no rótulo de cada fabricante. 

Como vimos ao longo deste post, são várias as razões para apostar no uso da máscara de argila. Além de ser uma opção natural e acessível, esse composto é perfeito para te ajudar a ter aquela cútis de diva. 

Se você curtiu a leitura, não deixe de conferir mais dicas de beleza e bem-estar em nosso blog e compartilhá-las! As suas amigas vão adorar se aprofundar no assunto e, quem sabe, até organizar um spa day na sua casa!

.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.