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Estilo de vida

Yoga em casa: pratique essa atividade para o corpo e mente

Publicado em 18.11.2021 |
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Yoga em casa: pratique essa atividade para o corpo e mente

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A rotina corrida e as múltiplas atividades do dia a dia fazem com que o tempo destinado ao autocuidado, saúde e bem-estar seja cada vez menor. Essa falta de disponibilidade fica mais evidente quando o assunto é exercício físico, né? 

Uma alternativa para quem busca um estilo de vida saudável e quer encaixar uma atividade física entre as tarefas rotineiras é praticar yoga em casa. 

A prática milenar é um caminho para desacelerar e focar em si mesma diante de um mundo cada vez mais apressado.

Quer conhecer mais? Continue a leitura que nós temos dicas ótimas que podem te ajudar a entender esse universo que vai muito além do alongamento!

O que é yoga?

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Procurando uma forma de exercitar o corpo e acalmar a mente? O yoga pode ser para você!

O yoga é uma prática milenar de conhecimento ancestral, construída através de textos filosóficos e sagrados da cultura indiana. 

Feita através do corpo, seu objetivo é aquietar a mente e pode ser considerada uma ferramenta de autoconhecimento. Com o relaxamento proporcionado é possível nos conhecer melhor e viver de acordo com o nosso propósito e missão. 

A atividade é super democrática e indicada para pessoas de qualquer idade, em qualquer lugar do mundo.

Qual é a diferença entre o yoga e a meditação?


Muitas pessoas confundem o yoga com a meditação porque às duas modalidades combinam técnicas de concentração e respiração. 

A principal diferença é que a meditação tem como objetivo a estabilidade mental através do “esvaziamento” da mente. Já o yoga como filosofia compreende a estabilidade do ser com o todo e consigo mesmo, física e mentalmente. 

Enquanto na meditação lidamos apenas com a mente, no yoga, o corpo também tem um papel fundamental.

Quais são os benefícios do yoga?


Essa atividade física tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada. 

De forma geral, alguns dos benefícios do yoga podem ser:

  • Aumento na capacidade de concentração;
  • Maior equilíbrio;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Fortalecimento muscular e articular;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Alinhamento de postura;
  • Promoção da inteligência emocional e do autocontrole.

A concentração na respiração e nas posturas de equilíbrio, que necessitam de estabilidade e fixação, permite que você foque no momento presente. Isso nos ajuda a recuar diante dos medos e bloqueios, dando lugar a um distanciamento e desapego.

Além disso, os exercícios podem ajudar a esculpir e tonificar os músculos do corpo e melhorar no alongamento.

Yoga em casa: por onde começar?

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Sem restrições, fazer yoga em casa exige apenas concentração e vontade!

Tudo o que você precisa é de determinação, foco e força de vontade para descobrir seus limites e conhecer melhor como funciona o seu próprio corpo. 

Então, evite pensamentos sabotadores e julgamentos, e permita-se conhecer os benefícios dessa filosofia milenar!

Uma das premissas da prática é o respeito ao corpo, para que ele seja exercitado sem dor e sofrimento. Mesmo sendo de baixo impacto, assim como qualquer atividade física, a recomendação é que se consulte um médico.

Para quem nunca teve contato com os exercícios e quer fazer yoga em casa, uma opção é assistir a aulas onlines ou vídeos no YouTube que ajudem a aprender posturas, técnicas de respiração e concentração. 

Com certeza, ver outras pessoas praticando ajudará a melhorar a sua performance e a entender o que pode estar sendo feito de forma errada.

O que vou precisar?


A prática do yoga em casa não exige equipamentos específicos e nem tanto espaço, já que pode ser feito no chão da sala ou do quarto. É apenas recomendável que não se tenha muitos móveis ao redor para evitar acidentes. 

Ter o seu próprio tapete de yoga facilita a prática e limita a área, ajudando no amortecimento contra o piso e tornando a experiência mais agradável. No entanto, não é um item obrigatório e pode ser substituído por um tapete comum ou toalha.

E o mais importante é estar confortável, por isso opte por roupas que não comprometam a flexibilidade do corpo. 

Além disso, para fazer yoga em casa é preciso foco e concentração, então, escolha um horário em que esteja sozinha ou utilize uma música tranquila de fundo. 

7 posturas para praticar yoga em casa 


Para facilitar o início dessa jornada, selecionamos uma sequência com posições fáceis e rápidas para começar a treinar yoga em casa. 

Pode ser que elas pareçam fáceis se você já tem alguma experiência semelhante, mas é importante ir aos poucos, entendendo seu limite. 

Tente as posições mais simples e aumente a complexidade conforme for se acostumando. É muito melhor ir se desafiando devagar do que começar já em posturas avançadas que podem te desmotivar e até mesmo machucar.

Para cada posição, tente ficar entre 30 e 60 segundos e faça a transição entre elas de forma calma e ritmada.

E lembre-se: flexibilidade e coordenação vem com tempo, prática e dedicação!

Está pronta?

Árvore (Vrksasana)

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A pose da Árvore é uma ótima forma de desenvolver seu equilíbrio e concentração.

Para começar a prática de yoga em casa, em pé, transfira seu peso para o pé direito, dobre o joelho esquerdo e apoie o pé na parte interna da coxa direita. 

Alinhe o quadril, coluna e pescoço, levante os braços e junte as mãos acima da cabeça. Em seguida, repita o movimento com a outra perna. 

Tente permanecer na postura por 60 segundos. Ela ajudará a fortalecer membros inferiores, alongar e manter o equilíbrio e concentração.

Cachorro Olhando Para Baixo (Adho Mukha Svanasana)

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Na pose do Cachorro Olhando Para Baixo, você deve apoiar no chão e formar um triângulo, para alongar os ombros e pernas.

Essa é uma das posições mais comuns, ideal para o alongamento dos ombros, panturrilhas e coxas. 

Coloque as palmas das mãos e as solas dos pés no chão. Com as costas sempre retas, eleve os quadris para formar um triângulo com o corpo e posicione o olhar entre as pernas ou na direção da barriga. 

Caso precise de mais apoio, abra os dedos das mãos para manter o equilíbrio.

Cadeira (Utkatasana)

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Se não conseguir fazer a pose da Utkatasana logo no começo, você pode usar uma cadeira como apoio ao fazer yoga em casa.

Desenvolvida para aumentar a força, o equilíbrio e a estabilidade, essa postura deve ser feita com os joelhos flexionados, o quadril abaixado (como ao sentar em uma cadeira) e os braços levantados na direção do rosto. Ao mesmo tempo, é preciso soltar os ombros e olhar para cima. 

Tente enxergar os dedos do pé na frente dos joelhos e, caso não consiga, posicione o quadril mais para trás até que possa vê-los. 

Se tiver dificuldades, apoie as costas na parede para fazer o exercício - essa é uma das vantagens de praticar yoga em casa!

Cobra (Bhujangasana)

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Nada melhor para mobilidade e alongamento das costas do que a posição da Cobra na yoga!

Essa posição é recomendada para quem precisa ganhar flexibilidade na parte superior das costas. 

Deite de barriga para baixo, posicione as mãos no chão e mantenha o peito dos pés, as pernas e o quadril encostados no chão. Empine a parte inferior do corpo aos poucos, mantendo o quadril no solo e sinta o alongamento da coluna.

Criança (Balasana)

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Precisando de uma pausa no trabalho para relaxar? Tente a posição da Criança.

Para realizá-la, coloque os joelhos no chão e sente-se sobre os calcanhares. Em seguida, estique devagar os braços para trás, até que fiquem alinhados ao seu corpo e posicione a palma das mãos junto aos pés, encostando sua testa no chão. 

Isso fará você sentir todo o comprimento e o peso do seu corpo. 

Esse exercício é indicado no yoga em casa para resolver momentos de tensão e falta de foco, já que é fácil e relaxante.

Guerreiro II (Virabhadrasana II)

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Que tal levar a yoga de casa para o parque, por exemplo? O contato com a natureza pode ajudar a relaxar e se concentrar ainda mais!

Em pé, afaste as pernas e deixe os pés paralelos. Gire os dedos do pé direito para fora enquanto o pé esquerdo se mantém paralelo. Estenda os braços na lateral do corpo e flexione o joelho direito em 90 graus, sem deixá-lo ultrapassar a linha do calcanhar. 

O olhar deve estar em direção a ponta do dedo da mão direita. 

Montanha (Tadasana)

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E para finalizar a yoga em casa, a posição da Montanha cuida do alinhamento da postura e concentração.

Essa posição é ideal para desenvolver o equilíbrio e alinhar a postura no yoga em casa. 

Em pé, deixe pernas e pés unidos e os braços relaxados ao lado do corpo, com as mãos abertas. Mantenha as costas retas e a cabeça erguida, olhando para a frente.

Por fim, concentre-se na sua respiração por um minuto.

Gostou? Agora você já tem bons motivos para começar o yoga em casa e incluí-lo na sua rotina. 

Vale lembrar que quanto mais a prática se tornar um hábito, melhor serão os resultados a longo prazo. Então, siga as dicas acima e comece já!

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