• Até 7 dias para trocar a compra
  • Produtos em couro, feitos a mão em Santa Catarina
  • Em até 4x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Beleza e bem-estar

Guia Completo: como começar a sua rotina de skin care

Publicado em 23.11.2021 |
Visualizações
390 visualizações

Guia Completo: como começar a sua rotina de skin care

skincare 1

Se você é uma mulher antenada no que acontece no mundo da moda e da beleza, já deve ter ouvido por aí sobre a tal da rotina de skin care. Febre entre as vaidosas de plantão, essa prática serve, basicamente, para quem deseja reforçar os cuidados com a pele. 

Com a correria do dia a dia e tantas obrigações para cumprir, acabamos não dando a importância necessária à nossa cútis - é aí que mora o perigo! Sem os cuidados frequentes e corretos podemos acabar sofrendo com a aparência e saúde da pele.

Por isso, existem pequenos truques infalíveis e que podem ser levados para o seu cotidiano sem sufoco. Aqui, vamos falar exatamente sobre eles para que você crie um verdadeiro ritual de bem-estar e eleve a sua autoestima de segunda a segunda. 

Quer saber quais são esses segredos? É só continuar acompanhando o post e anotar nossas recomendações!

Quando começar a investir na rotina de skin care? 

skincare 6Não se assuste pensando que uma rotina de skincare precisa ser complexa. Ela deve atender às suas necessidades e se encaixar no seu tempo.

Quando falamos em uma rotina de skin care, muitas pessoas acreditam que os cuidados com a pele devem começar apenas após os 30 anos de idade. Porém, isso é um grande engano! 

De acordo com os especialistas no assunto, o ideal é dar início a esse processo o quanto antes, de preferência, ainda na adolescência. Isso porque, essa fase, também conhecida como puberdade, é responsável por aumentar a tendência à acne. 

Após os 25 anos, essas práticas devem receber ainda mais atenção. Nessa fase, os primeiros sinais de envelhecimento começam a surgir, como algumas rugas, linhas de expressão, flacidez e até manchas. Além disso, muitas mulheres sofrem com a acne adulta, que incomoda bastante.

Assim, toda atenção é pouca! 

Caso você ainda não tenha iniciado uma rotina de skin care, esse é um ótimo momento para rever os seus conceitos e começar a cuidar dessa parte que também é muito importante: o seu visual e autoestima. 

Benefícios dos cuidados com a pele

Tirar esse tempinho para cuidar da pele pode parecer bobagem, mas esse, que pode ser um ritual de autocuidado, traz diversos benefícios para nosso corpo e vida, como:

  • Aumento na autoestima e bem-estar;
  • Prevenção contra o envelhecimento precoce;
  • Tratamento de acne, manchas ou marcas;
  • Melhora na textura da pele;
  • Controle de oleosidade;
  • Prevenção de uma série de complicações dermatológicas, desde simples irritações até o câncer de pele.

Qual o passo a passo para uma rotina de skin care? 

skincare 4Cuidar da pele é uma forma de cuidar não só da sua aparência, mas também da sua autoestima.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância da rotina de skin care, chegou o momento de aprender como colocar a mão na massa e criar o seu próprio ritual. 

Já adiantamos: todo esse processo é bem mais simples do que parece. Espia só!

Passo #0: Conheça as características da sua pele 

Antes mesmo de começar a planejar sua rotina de skin care, você precisa conhecer as características da sua cútis. Esse cuidado garantirá que você utilize os produtos adequados para o seu perfil e, logo, conquiste resultados mais eficazes e permanentes.

Atualmente, podemos dizer que existem diferentes tipos de pele — e cada um deles exige uma sequência diferenciada de dermocosméticos.

Pele oleosa e mista: 


Esse tipo de pele necessita de fórmulas capazes de reduzir a produção de sebo e o surgimento de cravos e acnes. Nesse caso, os géis de limpeza e os tônicos revitalizantes são excelentes; 

Pele seca e normal


Já com peles secas e normais, o melhor é recorrer a produtos prontos para hidratar e devolver sua flexibilidade natural. Os mais utilizados por mulheres com essas características são espumas de limpeza e os hidratantes potentes.

Dica importante: Para entender, de fato, qual o seu tipo de pele, é sempre bom visitar um dermatologista. Durante a consulta, o profissional irá analisar detalhadamente a sua cútis para dizer mais a respeito de suas necessidades e cuidados especiais.

Passo #1: Limpeza

skincare 5É importante retirar todos os resíduos que acumulam em nossa pele durante o dia e as células mortas renovadas enquanto dormimos.

Todos os dias, a nossa pele acumula uma série de resíduos. Podem ser restos de maquiagem, vestígios da poluição ou, simplesmente, células mortas. 

Por essas e outras, a limpeza é uma etapa imprescindível na rotina de skin care. É nesse momento que eliminamos o acúmulo de bactérias, oleosidade, sujeira e demais elementos capazes de obstruir os poros, levando ao surgimento de cravos e espinhas. 

O ideal é adotar o hábito de higienizar o rosto até duas vezes ao dia: logo ao acordar e antes de dormir. Seja com um gel de limpeza facial, uma bruma ou uma loção específica para essa finalidade, você deve escolher um produto que seja adequado para seu tipo de pele. Combinado?

Passo #2: Preparação da pele


Com o rosto limpinho, você terá que preparar a região para receber os próximos dermocosméticos da sua rotina de skin care. Para isso, recomendamos investir em uma água termal ou em um bom tônico. 

Com textura líquida e, normalmente, encontrada em embalagens spray, a água termal irá tonificar levemente e refrescar toda a pele. O produto ainda apresenta ação antioxidante e é ótimo para acalmar a superfície, minimizando irritações e coceiras.

Já o tônico facial serve para normalizar o pH da pele, facilitar a absorção de outros produtos e também a completar a fase da limpeza, retirando os resíduos mais profundos. 

Passo #3: Aposte no melhor tratamento facial

skincare 3

Na hora de escolher um tratamento facial, conte com especialistas para obter o resultado esperado.

Com a cútis devidamente preparada, o próximo passo da rotina de skin care é aplicar o tratamento ideal. 

Nessa fase em que entram os produtos específicos para cuidar e tratar dos probleminhas que temos na pele. 

Seja para controle da oleosidade, aparecimento de acne, prevenção do envelhecimento ou fechamento de poros, é aqui que entram os séruns, máscaras e cremes especiais.

Por serem cuidados mais particulares e tratamentos, nossa recomendação é contar com acompanhamento de esteticista ou de um médico dermatologista. São esses profissionais que vão saber indicar os produtos adequados para chegar no resultado que você espera.

Passo #4: Hidratação, sempre!


Engana-se quem pensa que peles oleosas não precisam dessa etapa de hidratação - independente do seu tipo de cútis, é preciso fazer a reposição de água.

Aliás, peles desidratadas tendem a produzir mais sebo, causando um efeito rebote em quem tenta deixar ela super sequinha a qualquer custo.

Por isso, para garantir sua a maciez e também proteção, lembre sempre de incluir um bom hidratante na sua rotina de skin care, seja em gel ou creme.

Passo #5: Jamais descarte o protetor solar

skincare 2Independente se for se expor ao sol forte ou não, o protetor solar deve ser indispensável na sua rotina de skin care.

Por último, e definitivamente não menos importante, um dos principais cuidados com a pele diz respeito ao uso do protetor solar

Quem imagina que esse produto deve ser utilizado somente ao ir à praia e piscina, ou então, em dias de sol intenso está muito errado! 

O filtro solar precisa ser aplicado diariamente, já que os raios ultravioletas conseguem atingir a cútis até durante os dias nublados. Ao usá-lo, você deixa a face muito mais protegida contra os danos do sol, evitando o envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e o câncer de pele. 

Uma dica é escolher uma versão que apresente, no mínimo, FPS 30. Também é interessante que o produto proteja o rosto contra os raios UVB e UVA — as chamadas fórmulas de amplo espectro. 

Para as donas de pele mista, não há preocupação. Hoje em dia, é muito fácil encontrar soluções desenvolvidas especialmente para esse tipo de cútis. De modo geral, esses produtos possuem toque seco e até contribuem para combater a oleosidade. 

Viu só? A rotina de skin care pode ser simples e é possível encaixá-la tranquilamente em seu dia a dia. Aproveite para colocar essas dicas em ação e conquistar a sua melhor versão. A sua autoestima agradecerá! 

E, se curtiu a leitura, não deixe de conferir outros conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar em nosso blog. Nós recomendamos começar por Autocuidado: inclua qualidade de vida na sua rotina. Nos vemos em breve!

.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.